На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
The God Delusion (chamado, no Brasil, de Deus, um Delírio e, em Portugal, de A Desilusão de Deus) é um livro não ficcional escrito pelo biólogo e divulgador científico Richard Dawkins. O livro aborda, segundo o autor, todos os argumentos necessários a favor da conclusão da inexistência de qualquer Deus, além de raciocínios a favor do ateísmo em detrimento ao agnosticismo e outros posicionamentos religiosos. [ligação inativa]
Além de acusar várias religiões de terem cometido inúmeras atrocidades históricas, especialmente o cristianismo, judaísmo e islamismo, Dawkins defende a ideia que um Deus tal qual pregado por essas religiões não passa de um conjunto de histórias criativas e irreais para explicar tudo o que conhecemos, concluindo, então, que essas religiões atentam contra a razão.
O livro ataca a ideia de um criador sobrenatural, afirmando que isso não passa de um delírio, definido como "uma falsa crendice mantida diante de fortes evidências em contrário". Dawkins simpatiza com Robert Pirsig quando este diz que "quando uma pessoa tem um delírio, chama-se a isso 'insanidade'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso religião".